segunda-feira, 5 de março de 2012

05 de março - Dia Nacional da Música Clássica

Homenagem ao Maestro Heitor Villa-Lobos consagrando o
Dia Nacional de Música Clássica

Heitor Villa-Lobos nasceu a 5 de março de 1887, no Rio de Janeiro. Filho de Noêmia Villa-Lobos e Raul Villa-Lobos, funcionário da Biblioteca Nacional e músico amador. Recebeu sua primeira instrução musical aos seis anos, vinda do pai, que adaptou uma viola para que o filho pudesse estudar violoncelo.

Sua formação musical foi muito influenciada pelas noites de sábado da casa dos Villa-Lobos que recebiam grandes nomes da época para cantar e tocar até de madrugada. Sua tia Fifinha lhe apresentou os Prelúdios e Fugas do Cravo bem temperado de J. S. Bach, compositor que lhe serviu como fonte de inspiração para a criação das nove Bachianas Brasileiras.

Hoje, dia 05 de março de 2012, completaria seu 125º aniversário.

Dia Nacional da Música Clássica


Em 05 de março é a data da comemoração do Dia Nacional da Música Clássica.

Esta data foi escolhida pois é o dia de nascimento de um dos nossos maiores compositores brasileiro: Heitor Villa-Lobos.


A data foi instituída em 13 de janeiro de 2009.


Convite


Convidamos a todos a prestigiarem um concerto em comemoração ao "Dia Nacional da Música Clássica", a realizar-se no auditório do Complexo Cultural Kenedi Jaime de Souza Freitas, Escola Municipal de Música de São João de Meriti, localizada na Avenida Automóvel Clube, nº 206, Centro de São João de Meriti, no dia 16 de março de 2012 (sexta-feira), às 19 horas. Participem, sua presença é importante para nós!

Direção EMMSJM

Nenhum comentário: