No dia 21 de julho de 2013, às 11 horas, por iniciativa da Academia Fluminense de Letras de Niterói em parceria com a Fundação Técnico Educacional Souza Marques e apoio da Prefeitura Municipal de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação de Artes de Niterói, apresentou-se um concerto com a Banda de Música da Fundação Souza Marques, em comemoração do 96º Aniversário da Academia Fluminense de Letras. O concerto foi realizado no Campo São Bento, Icaraí - Niterói.
Banda de Música da Fundação Souza Marques. Criada em 1976, a banda tem como objetivo desenvolver o movimento artístico e cultural junto aos alunos e à comunidade. Composta de alunos, pais e ex-alunos do Colégio e da Fundação Souza Marques, participa, ininterruptamente, das atividades culturais do Estado do Rio de Janeiro desde sua criação em maio de 1976, tendo como regente o Professor e Acadêmico José Bernardo de Souza.
José Bernardo de Souza nasceu em Serra Branca, Estado da Paraíba, em 2 de janeiro de 1935. Desde cedo, sua vocação musical aflorou. Aos 15 anos, tocava trompete na banda de sua terra natal. Em 1954, ao mudar-se para a cidade do Rio de Janeiro (RJ), já havia ingressado na Marinha do Brasil, onde permaneceu até 1981, quando passou para a reserva. Sempre vocacionado para a música, integrou a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, na qual chegou à posição de assistente do maestro. No ano de 1962, após casar-se, radicou-se em Niterói (RJ), onde até hoje reside.
Desde 2008, o professor, trombonista e maestro Rui Kopp, a convite do maestro José Bernardo, presta assistência na direção da Banda de Música da Fundação Souza Marques. O maestro Rui Kopp é ex-aluno da Fundação Souza Marques, onde se graduou Bacharel em Administração de Empresas e atualmente é acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Música do Instituto Villa-Lobos, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UniRio. Desde 2009, é o diretor artístico da Banda Municipal de Música de São João de Meriti e vem se destacando no desenvolvimento da arte musical.
Um comentário:
Um grande maestro filho da puta. Eu já tive o desprazer de tocar na banda dele. Na época, eu com 12 anos ia sozinho de Venda das Pedras para Niterói para tocar na banda desse velho desgraçado. gritava, chingava , me mandou ir par ao inferno e tomar no cu no meio de uma aula, eu bobinho na época apenas guardei o meu trompete, esperei a hora de ir embora e nunca mais pisei os pés lá, ficou me ridicularizando por mais de 1 hora dizendo que era um péssimo músico, meu lugar era tovando junto com o diabo e que eu era como muitos que tinha o passe do ônibus(na época de papel) apenas para ficar passeando e ia na escola para come ro lanche e que não DARIA PARA PORRA NENHUMA NA MÚSICA. Felizmente seu velho escroto e desgraçado, hoje estou muito bem. Formado, concursado, tenho empresa e mesmo com Pandemia, está de portas abertas e mantenho todos empregados. Eu não sou um péssimo professor como você que chinga os outros, pelo contrário, dou oportunidade a quem quer aprender. velho safado cheio de câncer de próstata.
Postar um comentário