quarta-feira, 24 de julho de 2013

Academia Fluminense de Letras de Niterói comemorou 96 anos de atividades.

No dia 21 de julho de 2013, às 11 horas, por iniciativa da Academia Fluminense de Letras de Niterói em parceria com a Fundação Técnico Educacional Souza Marques e apoio da Prefeitura Municipal de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação de Artes de Niterói, apresentou-se um concerto com a Banda de Música da Fundação Souza Marques, em comemoração do 96º Aniversário da Academia Fluminense de Letras. O concerto foi realizado no Campo São Bento, Icaraí - Niterói.

Banda de Música da Fundação Souza Marques. Criada em 1976, a banda tem como objetivo desenvolver o movimento artístico e cultural junto aos alunos e à comunidade. Composta de alunos, pais e ex-alunos do Colégio e da Fundação Souza Marques, participa, ininterruptamente, das atividades culturais do Estado do Rio de Janeiro desde sua criação em maio de 1976, tendo como regente o Professor e Acadêmico José Bernardo de Souza.

José Bernardo de Souza nasceu em Serra Branca, Estado da Paraíba, em 2 de janeiro de 1935. Desde cedo, sua vocação musical aflorou. Aos 15 anos, tocava trompete na banda de sua terra natal. Em 1954, ao mudar-se para a cidade do Rio de Janeiro (RJ), já havia ingressado na Marinha do Brasil, onde permaneceu até 1981, quando passou para a reserva. Sempre vocacionado para a música, integrou a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, na qual chegou à posição de assistente do maestro. No ano de 1962, após casar-se, radicou-se em Niterói (RJ), onde até hoje reside.


Desde 2008, o professor, trombonista e maestro Rui Kopp, a convite do maestro José Bernardo, presta assistência na direção da Banda de Música da Fundação Souza Marques. O maestro Rui Kopp é ex-aluno da Fundação Souza Marques, onde se graduou Bacharel em Administração de Empresas e atualmente é acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Música do Instituto Villa-Lobos, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UniRio. Desde 2009, é o diretor artístico da Banda Municipal de Música de São João de Meriti e vem se destacando no desenvolvimento da arte musical.

Um comentário:

J. Sil disse...

Um grande maestro filho da puta. Eu já tive o desprazer de tocar na banda dele. Na época, eu com 12 anos ia sozinho de Venda das Pedras para Niterói para tocar na banda desse velho desgraçado. gritava, chingava , me mandou ir par ao inferno e tomar no cu no meio de uma aula, eu bobinho na época apenas guardei o meu trompete, esperei a hora de ir embora e nunca mais pisei os pés lá, ficou me ridicularizando por mais de 1 hora dizendo que era um péssimo músico, meu lugar era tovando junto com o diabo e que eu era como muitos que tinha o passe do ônibus(na época de papel) apenas para ficar passeando e ia na escola para come ro lanche e que não DARIA PARA PORRA NENHUMA NA MÚSICA. Felizmente seu velho escroto e desgraçado, hoje estou muito bem. Formado, concursado, tenho empresa e mesmo com Pandemia, está de portas abertas e mantenho todos empregados. Eu não sou um péssimo professor como você que chinga os outros, pelo contrário, dou oportunidade a quem quer aprender. velho safado cheio de câncer de próstata.