sábado, 17 de julho de 2010

Mais um grande sucesso da EMMSJM...

















No dia 13 de julho de 2010, às 19 horas e 30 minutos, foi realizada no lotado auditório do Complexo Cultural Kenedi Jaime de Souza Freitas, a Audição dos alunos da Escola Municipal de Música de São João de Meriti. O evento foi regido pelo Diretor Geral Rui Pereira Kopp e coordenado pelo Professor Evelyn Santos. Estiveram participando vários Departamentos da EMMSJM: Departamento de Cordas Dedilhadas - Professor Bruno Azevedo; Departamento de Cordas Friccionadas - Professor Evelyn Santos; Departamento de Teclas - Professores Márcio Fábregas, Maria Isabel e Helenita Gomes; Departamento de Sopro - Banda de Música Maestro Rui Kopp; Departamento de Musicalização Infantil - Professores Luana Kopp e Ezequias Amorim.

Foi uma nostálgica noite, repleta de música instrumental. A apresentação das crianças do Departamento de Musicalização Infantil emocionou a todos os presentes. "O objetivo maior destes eventos é proporcionar retorno a população meritiense e ao poder público municipal, através de apresentações musicais, divulgando o resultado do trabalho desenvolvido pelos professores e a dedicação dos alunos durante o semestre." Palavras do Diretor Geral Rui Pereira Kopp.

Registramos a presença da Superintendente de Cultura Fernanda Braga, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Sérgio Claro, o Presidente da Associação Comercial Manoel Palmeira Claro, a Assessora de Gabinete da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer Etiene França, os Atores e Professores de Teatro Leandro Farias e Paulo Ricardo, o Artísta Plástico Tadeu Lobo e o Coordenador de Projetos da Superintendência de Cultura Roger Junior. Agradecimentos a todos os pais, parentes e amigos que prestigiaram os nossos alunos!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

A música de câmara do período Clássico

violino A música de câmara do período clássico foi feita para que fosse executada em pequenos ambientes (câmara) de uma casa ou palácio ao invés de grandes salas de concertos. É tocada por pequenos grupos de 2 até aproximadamente 10 instrumentistas – cada qual com sua parte. A música de câmara é mais “light” em sonoridade do que as obras designadas para uma grande orquestra. Durante o período Clássico, era moda um aristocrata ou um membro de classe média contratar músicos profissionais para tocar música de câmara para seus convidados após o jantar.

A música de câmara é mais sutil e introspectiva, feita para agradar tanto o ouvinte como também o performista. Um grupo de câmara é como se fosse um pequeno time. Cada membro é escencial e cada um toma parte de uma importante parcela temática da música e isso favorece o “diálogo”entre os instrumentos. A música de câmara não necessita de um regente; ao invés disso, cada músico deve estar sensivelmente atento para o que está acontecendo e coordenar as dinâmicas e fraseados juntamente com seus companheiros instrumentistas. É como o que acontece com um pequeno grupo de jazz.

ProvidenceStringQuartetA forma mais importante da música de câmara do período clássico é o quarteto de cordas, que foi escrita para dois violinos (um primeiro violino e um segundo violino), uma viola e um violoncelo. Haydn, Mozart e Beethoven escreveram algumas de suas mais imprtantes músicas nesta forma. O quarteto de cordas pode ser comparado como uma saudável conversa entre quatro indivíduos educados, sensíveis e inteligentes. Não era surpresa ver a presença de quartetos de cordas tocando em eventos de gala onde a boa conversação é cultivada.

Assim como em uma sinfonia, a forma do quarteto de cordas geralmente consiste em  quatro movimentos: 1 mov. (allegro), 2 mov. (lento), 3 mov. (minuetto ou scherzo), 4 mov. (allegro). Algumas vezes o segundo movimento era um minuetto ou scherzo e o terceiro movimento era o lento.

Outras formas populares da música de câmara clássica era a sonata para violino e piano, o trio de piano (violino, violoncelo e piano) e o quinteto de cordas (dois violinos, duas violas e violoncelo).