Sejam todos bem-vindos ao blog que registra o desenvolvimento da arte musical em São João de Meriti!
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Programa Banda Larga 2010 em São João de Meriti
domingo, 26 de setembro de 2010
Mais um grande sucesso de nossa Escola Municipal de Música
Tudo isso, só foi possível tornar-se realidade graças a inspiração e o talento que Deus proporciona a nós, aliádos a dedicação, vontade, planejamento, superação e o amor a arte é a prova concreta que juntos somos fortes e com Ele tudo é possível.
Direção Geral EMMSJM
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Programa Banda Larga 2010
sábado, 11 de setembro de 2010
Noite Clássica em Meriti
Sesc São João de Meriti
Escola Municipal de Música de São João de Meriti
sábado, 17 de julho de 2010
Mais um grande sucesso da EMMSJM...
Foi uma nostálgica noite, repleta de música instrumental. A apresentação das crianças do Departamento de Musicalização Infantil emocionou a todos os presentes. "O objetivo maior destes eventos é proporcionar retorno a população meritiense e ao poder público municipal, através de apresentações musicais, divulgando o resultado do trabalho desenvolvido pelos professores e a dedicação dos alunos durante o semestre." Palavras do Diretor Geral Rui Pereira Kopp.
sexta-feira, 2 de julho de 2010
A música de câmara do período Clássico
A música de câmara do período clássico foi feita para que fosse executada em pequenos ambientes (câmara) de uma casa ou palácio ao invés de grandes salas de concertos. É tocada por pequenos grupos de 2 até aproximadamente 10 instrumentistas – cada qual com sua parte. A música de câmara é mais “light” em sonoridade do que as obras designadas para uma grande orquestra. Durante o período Clássico, era moda um aristocrata ou um membro de classe média contratar músicos profissionais para tocar música de câmara para seus convidados após o jantar.
A música de câmara é mais sutil e introspectiva, feita para agradar tanto o ouvinte como também o performista. Um grupo de câmara é como se fosse um pequeno time. Cada membro é escencial e cada um toma parte de uma importante parcela temática da música e isso favorece o “diálogo”entre os instrumentos. A música de câmara não necessita de um regente; ao invés disso, cada músico deve estar sensivelmente atento para o que está acontecendo e coordenar as dinâmicas e fraseados juntamente com seus companheiros instrumentistas. É como o que acontece com um pequeno grupo de jazz.
A forma mais importante da música de câmara do período clássico é o quarteto de cordas, que foi escrita para dois violinos (um primeiro violino e um segundo violino), uma viola e um violoncelo. Haydn, Mozart e Beethoven escreveram algumas de suas mais imprtantes músicas nesta forma. O quarteto de cordas pode ser comparado como uma saudável conversa entre quatro indivíduos educados, sensíveis e inteligentes. Não era surpresa ver a presença de quartetos de cordas tocando em eventos de gala onde a boa conversação é cultivada.
Assim como em uma sinfonia, a forma do quarteto de cordas geralmente consiste em quatro movimentos: 1 mov. (allegro), 2 mov. (lento), 3 mov. (minuetto ou scherzo), 4 mov. (allegro). Algumas vezes o segundo movimento era um minuetto ou scherzo e o terceiro movimento era o lento.
Outras formas populares da música de câmara clássica era a sonata para violino e piano, o trio de piano (violino, violoncelo e piano) e o quinteto de cordas (dois violinos, duas violas e violoncelo).
sexta-feira, 12 de março de 2010
Mais um grande sucesso da EMMSJM
No dia 07 de Março de 2010, a EMMSJM marcou sua presença participando da inauguração do Hostpital Geral da Mulher Heloneida Studart em nossa cidade. Estiveram presentes várias autoridades, dentre elas, o exmo. senhor Prefeito Sandro Matos, o exmo. Governador Sérgio Cabral e a exma. Ministra Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff. A primeira intervenção musical foi a Orquestra Sinfônica juntamente com o Coro Sinfônico – formada por alunos, amigos e professores da EMMSJM - sob a regência de Iracito Cerqueira executando o Hino Nacional Brasileiro. Após o discurso do Governador Sérgio Cabral, a Banda de Música – também formada por alunos, amigos e professores da EMMSJM - sob a regência do diretor geral Rui Kopp prestou uma homenagem ao evento executando “Emoções” de Roberto Carlos e para finalizar, em homenagem ao dia internacional da mulher, o Coro Arte Cânora sob o regência do professor Flávio Guimarães e acompanhado pelos professores Márcio Fábregas (teclado) e Marcelo Alessandro (guitarra) cantou “Maria Maria” de Milton Nascimento. Agradecemos o empenho de todos alunos, professores e amigos de nossa Escola pela realização de mais um grande sucesso.