quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Programa Banda Larga 2010 em São João de Meriti

O Programa de Atualização e Capacitação para Músicos e Mestres de Banda, Banda Larga 2010, foi um SUCESSO em nossa cidade de São João de Meriti. Realizado nos dias 18 a 23 de outubro de 2010, na Universidade Estácio de Sá em Vilar dos Teles, proporcionou aos músicos e maestros participantes a possibilidade de atualização e capacitação no desenvolvimento da arte de banda de música. Tivemos a participação maciça dos alunos da Escola Municipal de Música e da Banda de Música da Cidade de São João de Meriti, que tiveram o privilégio de estudar com os melhores profissionais da música do país. Estiveram participando músicos de outros municípios, como Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Teresópolis, Guapimirim, Petrópoles, Niterói, São Gonçalo, dentre outros... Ao todo foram registrados 192 inscrições, tornando o pólo de São João de Meriti o mais procurado do Programa. Os méritos deste sucesso é facilmente estendido as Instituições que foram parceiras no Programa e sem elas, seria impossível ter alcançado tal mérito. Por isso, somos gratos a:

Secretaria de Estado de Cultura - Secretária Adriana Rattes
Diretoria da ASBAM-RJ - Presidente Rosana Costa Lima
Coordenador Geral do Projeto - Eduardo Wermelinger
Prefeito da Cidade de São João de Meriti - Sandro Matos
Secretário Municipal de Governo - Gil Matos
Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer - Dr. Alcemir Tebaldi Junior
Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio - Sérgio Claro
Gerente Acadêmico da Universidade Estácio de Sá - Professor José Luiz Meletti de Oliveira
Coordenador Administrativo da Universidade Estácio de Sá - Robson Felisberto
Associação dos Amigos da Arte Musical Meritiense - Presidente Misael Farias
Monitores - Evelyn Santos e Tadeu Lobo

E agradecemos a todos que de formas distintas contribuíram para que este Programa fosse realizado em nossa cidade e ter se tornado referência na arte musical, revitalizando e mantendo viva a tradição da banda de música.

Rui Kopp
Diretor Geral EMMSJM
Maestro Titular da Banda de Música da Cidade de São João de Meriti

domingo, 26 de setembro de 2010

Mais um grande sucesso de nossa Escola Municipal de Música

O concerto "Noite Clássica em Meriti" realizado no dia 16 de setembro de 2010 às 19 horas no Sesc São João de Meriti foi um SUCESSO! O teatro ficou lotado com uma platéia de 350 pessoas prestigiando o evento. Aproveitamos para agradecer a todos que participaram para que este evento tornar-se realidade. Parabéns!


Tudo isso, só foi possível tornar-se realidade graças a inspiração e o talento que Deus proporciona a nós, aliádos a dedicação, vontade, planejamento, superação e o amor a arte é a prova concreta que juntos somos fortes e com Ele tudo é possível.

Direção Geral EMMSJM

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Programa Banda Larga 2010

O Banda Larga – Programa de Atualização para Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro será realizado em São João de Meriti. O Projeto propõe cursos intensivos gratuitos de:

CLARINETE (Professor José Freitas)
FLAUTA TRANSVERSA (Professor Andrea Ernest Dias)
SAXOFONE (Professor Marco Túlio)
TROMPETE (Professor David Alves)
TROMBONE (Professor Antonio Henrique Seixas)
TUBA/BOMBARDINO (Professor Márcio Meirelles)
PERCUSSÃO (Professor Oscar Bolão)
REGÊNCIA (Professor Marcelo Jardim)
MANUTENÇÃO E REPAROS (Professor José Vieira)

A finalidade é promover reciclagem aos mestres e aprendizado das reais técnicas dos instrumentistas aos músicos, junto a professores renomados na arte do fazer musical. O período de inscrição é de 15 de setembro a 15 de outubro. Os interessados poderão adquirir a Ficha de Inscrição na Escola Municipal de Música de São João de Meriti, Avenida Automóvel Clube, nº 206, Centro de São João de Meriti, contato 2756-7946.
O período de realização do Programa é de 18 a 23 de outubro. As aulas serão ministradas na Universidade Estácio de Sá - Campus São João de Meriti, dentro do Shopping Rio Ville em Vilar dos Teles.
Participe, busque aprimoramento da técnica instrumental.
Realização
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Secretaria de Estado de Cultura
ASBAM-RJ Associação de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro
Parceria
Prefeitura da Cidade de São João de Meriti
Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio
Escola Municipal de Música de São João de Meriti
AAMAMM - Associação dos Amigos da Arte Musical Meritiense
Universidade Estácio de Sá - Campus São João de Meriti
Shopping Rio Ville

sábado, 11 de setembro de 2010

Noite Clássica em Meriti



Estaremos realizando no dia 16 de setembro de 2010 (quinta-feira), às 18 horas e 30 minutos no Sesc São João de Meriti o Concerto “Noite Clássica em Meriti”. Será uma noite inesquecível para arte musical de nossa Cidade. O Coro e a Orquestra Sinfônica de São João de Meriti apresentará grandes clássicos da música erudita. Você é nosso convidado! Participe, prestigie, sua presença é importante para nós. É um programa para família. Entrada franca. Contatos: 2756-7946


Realização

Sesc São João de Meriti

Prefeitura da Cidade de São João de Meriti
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer
Superintendência de Cultura
Escola Municipal de Música de São João de Meriti

sábado, 17 de julho de 2010

Mais um grande sucesso da EMMSJM...

















No dia 13 de julho de 2010, às 19 horas e 30 minutos, foi realizada no lotado auditório do Complexo Cultural Kenedi Jaime de Souza Freitas, a Audição dos alunos da Escola Municipal de Música de São João de Meriti. O evento foi regido pelo Diretor Geral Rui Pereira Kopp e coordenado pelo Professor Evelyn Santos. Estiveram participando vários Departamentos da EMMSJM: Departamento de Cordas Dedilhadas - Professor Bruno Azevedo; Departamento de Cordas Friccionadas - Professor Evelyn Santos; Departamento de Teclas - Professores Márcio Fábregas, Maria Isabel e Helenita Gomes; Departamento de Sopro - Banda de Música Maestro Rui Kopp; Departamento de Musicalização Infantil - Professores Luana Kopp e Ezequias Amorim.

Foi uma nostálgica noite, repleta de música instrumental. A apresentação das crianças do Departamento de Musicalização Infantil emocionou a todos os presentes. "O objetivo maior destes eventos é proporcionar retorno a população meritiense e ao poder público municipal, através de apresentações musicais, divulgando o resultado do trabalho desenvolvido pelos professores e a dedicação dos alunos durante o semestre." Palavras do Diretor Geral Rui Pereira Kopp.

Registramos a presença da Superintendente de Cultura Fernanda Braga, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Sérgio Claro, o Presidente da Associação Comercial Manoel Palmeira Claro, a Assessora de Gabinete da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer Etiene França, os Atores e Professores de Teatro Leandro Farias e Paulo Ricardo, o Artísta Plástico Tadeu Lobo e o Coordenador de Projetos da Superintendência de Cultura Roger Junior. Agradecimentos a todos os pais, parentes e amigos que prestigiaram os nossos alunos!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

A música de câmara do período Clássico

violino A música de câmara do período clássico foi feita para que fosse executada em pequenos ambientes (câmara) de uma casa ou palácio ao invés de grandes salas de concertos. É tocada por pequenos grupos de 2 até aproximadamente 10 instrumentistas – cada qual com sua parte. A música de câmara é mais “light” em sonoridade do que as obras designadas para uma grande orquestra. Durante o período Clássico, era moda um aristocrata ou um membro de classe média contratar músicos profissionais para tocar música de câmara para seus convidados após o jantar.

A música de câmara é mais sutil e introspectiva, feita para agradar tanto o ouvinte como também o performista. Um grupo de câmara é como se fosse um pequeno time. Cada membro é escencial e cada um toma parte de uma importante parcela temática da música e isso favorece o “diálogo”entre os instrumentos. A música de câmara não necessita de um regente; ao invés disso, cada músico deve estar sensivelmente atento para o que está acontecendo e coordenar as dinâmicas e fraseados juntamente com seus companheiros instrumentistas. É como o que acontece com um pequeno grupo de jazz.

ProvidenceStringQuartetA forma mais importante da música de câmara do período clássico é o quarteto de cordas, que foi escrita para dois violinos (um primeiro violino e um segundo violino), uma viola e um violoncelo. Haydn, Mozart e Beethoven escreveram algumas de suas mais imprtantes músicas nesta forma. O quarteto de cordas pode ser comparado como uma saudável conversa entre quatro indivíduos educados, sensíveis e inteligentes. Não era surpresa ver a presença de quartetos de cordas tocando em eventos de gala onde a boa conversação é cultivada.

Assim como em uma sinfonia, a forma do quarteto de cordas geralmente consiste em  quatro movimentos: 1 mov. (allegro), 2 mov. (lento), 3 mov. (minuetto ou scherzo), 4 mov. (allegro). Algumas vezes o segundo movimento era um minuetto ou scherzo e o terceiro movimento era o lento.

Outras formas populares da música de câmara clássica era a sonata para violino e piano, o trio de piano (violino, violoncelo e piano) e o quinteto de cordas (dois violinos, duas violas e violoncelo).

sexta-feira, 12 de março de 2010

Mais um grande sucesso da EMMSJM

No dia 07 de Março de 2010, a EMMSJM marcou sua presença participando da inauguração do Hostpital Geral da Mulher Heloneida Studart em nossa cidade. Estiveram presentes várias autoridades, dentre elas, o exmo. senhor Prefeito Sandro Matos, o exmo. Governador Sérgio Cabral e a exma. Ministra Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff. A primeira  intervenção musical foi a Orquestra Sinfônica juntamente com o Coro Sinfônico – formada por alunos, amigos e professores da EMMSJM - sob a regência de Iracito Cerqueira executando o Hino Nacional Brasileiro. Após o discurso do Governador Sérgio Cabral, a Banda de Música – também formada por alunos, amigos e professores da EMMSJM - sob a regência do diretor geral Rui Kopp prestou uma homenagem ao evento executando “Emoções” de Roberto Carlos e  para finalizar, em homenagem ao dia internacional da mulher, o Coro Arte Cânora sob o regência do professor Flávio Guimarães e acompanhado pelos professores Márcio Fábregas (teclado) e Marcelo Alessandro (guitarra) cantou “Maria Maria” de Milton Nascimento. Agradecemos o empenho de todos  alunos, professores e amigos de nossa Escola pela realização de mais um grande sucesso.

 

PIC00016PIC00013 PIC00017 PIC00018 07032010886 PIC00001   PIC00037 PIC00040 PIC00041 PIC00039